COP19 reúne em Varsóvia por clima melhor

A 19º reunião anual da Conferencia das partes (COP19) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (CQNUAC) encontra-se reunida neste momento em Varsóvia tendo como objetivo primordial iniciar uma nova era no combate às alterações climáticas.

No plano de trabalhos da conferência consta a preparação de um acordo que deverá ser aprovado em 2015, ao que consta em Paris.

Ainda na senda da Convenção Quadro e do Protocolo de Quioto, que entrou em vigor em 2008, os objetivos do COP19 passam pela adoção de medidas mais eficazes que possibilitem diminuir a emissão de gases com efeito de estufa na atmosfera, uma vez que, contrariamente ao previsto em Quioto, os níveis de dióxido de carbono na atmosfera têm vindo a aumentar cada vez mais.

O crescimento exponencial de economias de Países como a China, India e Brasil, muitos dos quais não subscreveram o Protocolo de Quioto, não se encontrando por esse facto obrigados a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, contribuiu em grande medida para o insucesso das metas de Quioto.

A solução passará por vincular estas economias emergentes aos novos Acordos sendo certo que a sua inclusão implicará a adoção em larga escala das energias renováveis em detrimento do carvão, ou seja, investimentos avultados para os quais poderá não existir capacidade económica.

De facto, poucos países do Mundo poderão suportar os custos do tipo de transição energética que tem estado a ocorrer na parte desenvolvida da Europa, sendo certo que o cenário de crise que vem assolando o próprio continente Europeu tem denotado alguma contração dos mercados também no que toca a novos investimentos.

É pois neste cenário que a COP19 tenta alcançar medidas que permitam ultrapassar a escalada do aquecimento global.

 

Filipa Marinho

Leave a Comment